Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carnaval começa com alerta para casos de assédio contra mulheres - 94

Carnaval começa com alerta para casos de assédio contra mulheres

Sexta-feira começa o período oficial dos festejos de Carnaval, e apesar da alegria e das cores, um tema nem um pouco divertido, ainda é recorrente nesta época. Dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva divulgada nesta semana, revelam que quase metade das mulheres brasileiras, 47%, já sofreu algum tipo de assédio sexual no Carnaval. Além disso, 80% dizem que têm medo de passar por esse tipo de situação durante a festa. O levantamento também mostra que 86% dos entrevistados reconhecem que o assédio ainda existe no Carnaval.

O estudo aponta que algumas opiniões que relativizam a violência ainda são comuns. Para 22% dos entrevistados, quem vai ao Carnaval sozinho quer ficar com alguém. Outros 18% acreditam que a roupa da mulher pode indicar intenção de beijar, e 17% concordam com a ideia de que, no Carnaval, ninguém é de ninguém. Em todos esses casos, o grau de concordância é maior entre os homens.

O levantamento também traz um dado preocupante: 10% dos entrevistados consideram aceitável que um homem beije uma mulher alcoolizada sem consentimento. Entre os homens, esse índice sobe para 12%. Os números mostram que o assédio impacta diretamente a forma como muitas mulheres vivem a festa e até a decisão de participar ou não do Carnaval.

Nós conversamos com a Advogada Iuly Garcia, que deu orientações para poder participar do Carnaval com cuidado, se protegendo e quebrando esse ciclo de assédio.

Por outro lado, a maioria reconhece que é preciso enfrentar o problema. Para 86% dos entrevistados, combater o assédio é responsabilidade de toda a sociedade. Entre as mulheres, esse índice é ainda maior. O estudo também mostra que 96% defendem a importância de campanhas de combate à violência durante o período carnavalesco.

Essa pesquisa ouviu 1.503 pessoas com mais de 18 anos, em todo o país, em uma amostra que representa a população brasileira.

Deixe seu comentário:

Últimas noticias

© 2026 Radio Comunicacao FM Stereo Ltda. Todos os direitos reservados.