Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bauru dá passo histórico na segurança pública com o projeto de implantação da Guarda Civil Municipal

Foto: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru
Data: 17/08/2026

A Prefeitura de Bauru encaminhou para a Câmara Municipal, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei que regulamenta a Guarda Civil Municipal. A etapa é necessária para a criação dos cargos efetivos, o que permitirá a realização de concurso público. A proposta também define as atribuições da Guarda Civil Municipal.

A proposta é que a corporação tenha atuação, principalmente, na preservação do patrimônio público do município. Os profissionais terão porte de arma, seguindo o que está previsto na legislação federal, e passarão por treinamento especializado para entrar na Guarda Civil Municipal, que realizará o monitoramento de prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, entre outros, com o uso de viaturas e equipamentos. As equipes poderão ainda realizar o patrulhamento em áreas consideradas estratégicas, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com o projeto de lei, que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Guarda Civil Municipal, serão criados 200 cargos, com provimento por concurso público. Em um primeiro momento, deverão ser chamadas 60 pessoas. Depois, conforme a disponibilidade orçamentária, outros profissionais serão convocados, até que o quadro fique completo.

A prefeita Suéllen Rosim destacou a importância da criação da Guarda Civil Municipal. “A segurança pública é uma prioridade para Bauru. Nos últimos anos, fizemos diversas ações em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Governo do Estado, mas ainda falta uma estrutura própria do município para cuidar do patrimônio público. A criação da Guarda Civil Municipal permitirá um avanço considerável na segurança, principalmente para a preservação dos nossos prédios municipais. Os vereadores poderão agora discutir a proposta, que é uma necessidade da população”, frisou.

Participaram da assinatura do encaminhamento do projeto de lei a prefeita Suéllen Rosim, o secretário de Governo, Renato Purini, e os vereadores Markinho Souza, presidente da Câmara Municipal, Cabo Helinho, vice-presidente da Câmara, André Maldonado, Emerson Construtor, Marcelo Afonso, Miltinho Sardin e Edson Miguel.

Deixe seu comentário:

Menu

94 nas Redes

Endereço

Rua Marcos Augusto Genovez Serra 3-35

Vila Regina

Cep: 17012-647

Bauru – SP

Privacidade e Cookies

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e Termos e Condições.