Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Conselho Municipal de Saúde é ignorado pela prefeitura e denuncia falta de diálogo na elaboração do Plano Plurianual

TEXTO: EMERSON LUIZ
FOTO: DIVULGAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL
22/08/2025

 

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde denunciaram a falta de debate entre a secretaria e o órgão, para a definição das prioridades para os próximos anos na saúde municipal, que serão incluídas no texto final do Plano Plurianual.

A conselheira Rose Lopes disse que desde janeiro o Conselho, que é deliberativo e deve participar das decisões, vem cobrando a formação de um grupo de trabalho para definição das prioridades, conforme determinação de Lei Federal vigente desde 1990, que busca ampliar a participação comunitária no controle social no SUS. Rose Lopes afirma que mesmo com os pedidos para a realização do debate, o Conselho foi ignorado pelo executivo.

 

Mesmo sem o debate com a prefeitura, os conselheiros elaboraram uma proposta para a saúde do município e, desde fevereiro aguardavam a resposta. Faltando uma semana para a aprovação da proposta pelo Conselho, Rose Lopes disse que o órgão recebeu a documentação pronta do governo municipal.

 

Situação semelhante foi denunciada na última segunda-feira por moradores do distrito de Tibiriça, que afirmaram terem sido excluídos das discussões do plano diretor participativo e, foram ignorados pela administração quanto às propostas protocoladas junto ao governo municipal.

Na noite da última quinta-feira, o Secretário da Saúde, Márcio Cidade Gomes, durante audiência pública na Câmara informou que em 2026 serão entregues duas Unidades Básicas de Saúde (IX de Julho e Parque Roosevelt), um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e 50% do Hospital Dia. Ainda na reunião o secretário apontou que o Hospital Dia estará 100% concluído apenas em 2029.

Deixe seu comentário:

Últimas noticias

Menu

Endereço

Rua Marcos Augusto Genovez Serra 3-35

Vila Regina

Cep: 17012-647

Bauru – SP

Curta no Facebook

Nossas redes