
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cerca de 200 pessoas participaram da audiência pública realizada nesta sexta-feira, no auditório da Instituição Toledo de Ensino, para debater a reativação da malha oeste da ferrovia que liga Mairinque (SP) à Corumbá (MS).
O encontro contou com a participação de representantes de entidades públicas e privadas, dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Emerson Luiz tem mais detalhes.
O Ministério dos Transportes tem a previsão de apresentar o novo modelo de concessão da ferrovia, em fevereiro do ano que vem.
Durante a reunião foi montada uma mesa técnica que teve foco discutir o modal ferroviário e o que se pleiteia até a conclusão do atual contrato com a Rumo Logística, em meados do ano que vem.
Ao final da audiência foi elaborada a “Carta de Bauru pela reativação da malha oeste”. O documento será encaminhado ao Tribunal de Contas da União e à Agência Nacional de Transportes Terrestres, responsável pela gestão do contrato com a Rumo, atual operadora do trecho ferroviário.
Ainda na tarde de sexta-feira, a vereadora Estela Almagro que preside a Comissão Temporária da Câmara Municipal criada para auxiliar nos debates sobre a retomada da Malha Oeste, entregou ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, cópia da “Carta de Bauru pela reativação da malha oeste”.
Na Carta de Bauru, as entidades que se fizeram representar apontaram os benefícios da reativação da malha oeste, entre eles, a redução de custos logísticos e fortalecimento do agronegócio, indústria e comércio regionais; gerando empregos e promovendo desenvolvimento local ao longo do traçado ferroviário. A carta também relaciona entre os benefícios, a diminuição das emissões de carbono, tornando o transporte mais sustentável e eficiente; além da integração do Brasil ao Chile, Bolívia e Paraguai, através da ‘Rota Bioceânica’.
Na audiência também foi proposta a criação de um fórum pela reativação do trecho ferroviário, envolvendo o Ministério dos Transportes, governos estaduais, assembleias legislativas, entre outras entidades da sociedade civil.
Fecha a “Carta de Bauru” conclamando deputados, senadores e governadores de São Paulo e de Mato Grosso do Sul a se unirem para que a reativação da Malha Oeste se torne uma prioridade estratégica nacional.