30 dez 2011

Saladas que brilham na ceia de final de ano

Por admin - 11:00 em Sem categoria

Para harmonizar o cardápio de fim de ano, nada melhor do que apostar nas saladas. São refrescantes, coloridas, enfeitam a mesa e de quebra fornecem vitaminas, minerais, fibras e vários compostos bioativos capazes de  nutrir , equilibrar e proteger o organismo. Enriqueça e equilibre sua ceia com as receitas variadas que selecionei e faça um  brinde à saúde neste Natal.

Salada funcional

Ingredientes:

- 1/4 repolho
- 4 tomates
- 2 chuchus
- 4 rabanetes
- 1 abobrinha
- 100g brotos de feijão
- 6 castanhas-do- pará hidratadas
- Cebolinha
- salsinha e manjericão
- limão
- azeite de oliva
- azeite de macadâmia
- sal.

Preparo:

Cortar em tiras fininhas o repolho, os tomates, os chuchus, os rabanetes, a abobrinha e as castanhas. Picar a salsinha, a cebolinha e o manjericão. Misturar todos os ingredientes e temperar.

Salpicão light

Ingredientes

- 2 colheres de sopa de Água
- 1 Batata média
- 1 colher de sopa de Cenoura
- 1 Limão
- 1 Maçã Verde
- 4 colheres de sopa de Shoyo
- 1 colher de chá de Mostarda
- 1 Filé de Frango médio
- 1 pitada de Pimenta Calabresa
- 1 pitada de Sal Marinho
- 2 colheres de sopa de Salsão
- 1 colher de sopa de Salsinha
- 1 colher de sopa de Uva Passa
- 1 colher de sopa de nozes.

Preparo:

Cozinhar o peito de frango, desfiar e reservar.Cortar a batata em cubinhos e cozinhar em água e sal. Reservar. Colocar as passas em água fervente e escorrer. Em um recipiente misturar as batatas, as passas, o frango, o salsão, a cenoura ralada, a maçã em cubinhos, as nozes picadas, a salsinha, a pimenta e o sal. Mexer delicadamente.Para o molho bater a mostarda, o limão, o shoyo , e a água no liquidificador até obter uma mistura homogênea.Acrescentar o molho ao salpicão, misturar bem e servir.

Salada verde com damasco e castanha

Ingredientes:

- 1 maço de Agrião ou Rúcula
- 2 colheres de sopa de Azeite de Oliva
- 2 Cenouras médias
- 10 unidades de Damasco seco
- 1 pitada de Sal marinho
- 3 colheres de sopa de Vinagre de Maçã
- Acrescente castanhas picadas ou nozes macadamia em lascas.

Preparo

Em uma tigela, colocar os damascos picados em tiras, e o vinagre e cobrir com filme plástico. Deixar descansar por 30 minutos. Em seguida, colocar em uma peneira e deixar escorrer um pouco. Dispor o agrião em uma saladeira e distribuir por cima o damasco com a cenoura. Salpicar o sal a gosto e regar com o azeite de oliva. Servir em seguida.

Salada exótica com erva doce

Ingredientes

- ½ unidade de Erva Doce
- 1 Limão
- 4 Nozes
- 1 Pêra média
- 1 fatia grande de Queijo Gorgonzola

Preparo

Lavar a erva doce e cortar no sentido do comprimento em tiras bem finas. Lavar a pêra, cortar em lascas e deixar em uma vasilha com água e limão para não pretejar.Reservar. Pegar 1 fatia de queijo gorgonzola amassar com garfo, colocar um pouquinho de água e gotas de limão. Mexer bem para ficar na consistência de molho. Em uma vasilha colocar as pêras, a erva doce, as nozes picadas grosseiramente e jogar o molho de gorgonzola por cima. Servir.

Salada de Frango com Maça e Nozes

Ingredientes

- 500 gramas de peito de frango orgânico
- 1 maça
- 1 colher de chá de açafrão em pó
- 1 dente de alho
- 1 pitada de pimenta calabresa
- 1 pitada de sal marinho

Modo de preparo

Cozinhar peito de frango com alho, sal e açafrão em pouca água, depois de cozido cortar em tiras e reservar. Cortar a maçã em lâminas com casca e montar o prato. Cobrir o prato com folhas verdes frescas e por cima colocar o frango e a maçã e salpicar com nozes quebradas. Servir gelada. Regue com azeite ou com um molho de sua preferência.

Salada de Grãos

Ingredientes

12 folhas de Alface americana/1/2 unidade de limão/ 1/4 do maço de salsinha/ alguns folhas de hortelã/ 1 pitada de sal marinho/ 1 unidade de cenoura/ 2 colheres de mix de óleos vegetais/ 1 xícara de trigo em grão
Preparo: Deixar o trigo de molho em água fria, durante uma noite. Cozinhar com uma pitada de sal por 15 minutos. Escorrer a água e reservar na geladeira. Ralar a cenora e picar a hortelã e a salsinha. Colocar todos os ingredientes numa travessa. Temperar com os óleos vegetais, suco de limão e sal.

Preparo
Misturar tudo e levar à geladeira. Na hora de servir, arrumar em prato forrado com folhas de alface e decorar com folhas de hortelã.
Para preparar a mistura de óleos vegetais, misturar 1 porção de cada azeite extra virgem (oliva e linhaça). Aromatizar com ervas frescas secas e dentes de alho descascados. Você pode substituir o azeite de oliva por esta mistura nas saladas do dia-dia.

Salada de bacalhau e grão de bico ao molho de azeite

Ingredientes

- 3 dentes de Alho
- 1 colher de sopa de Azeite de Oliva
- 2 postas médias de Bacalhau
- 1 Cebola média
- 1 xícara de chá de Grão de Bico
- 1 pitada de Pimenta Calabresa
- 1 pitada de Sal Marinho
- 1 colher de sopa de Vinagre
- Cheiro verde picadinho que baste.

Preparo

Cozinhar muito bem a posta de bacalhau. À parte cozinhar o grão de bico em água com sal. Retirar a pele e as espinhas do bacalhau e cortar em lascas. Picar a cebola e o alho. Misturar tudo.Temperar com a pimenta calabresa, cheiro verde o azeite e o vinagre. Servir frio.

Lentilhas em saladas

Ingredientes

- 1 prato de sobremesa de Agrião
- 1 prato de sobremesa de Alface Americana
- 1 colher de sopa de Azeite de Oliva
- 1 colher de sopa de Cheiro Verde
- ¼ de Cebola
- ½ Cenoura
- ½ xícara de chá de Lentilha seca
- ½ Limão
- 1 colher de sopa de Shoyo
- 1 Pepino Caipira
- 1 pitada de Sal Marinho
- 1 Tomate.

Preparo

Lavar as folhas de alface e agrião e picar em tiras, cozinhar as lentilhas e reservar. Tirar a pele e a semente do tomate e cortar em cubos, ralar a cenoura, cortar em quadradinhos a cebola e o pepino. Em uma tigela misturar todos os ingredientes, temperar e mexer delicadamente. Servir gelada.

Salada de cereais com frango

Ingredientes

- 1 xícara de Arroz Integral
- 1 xícara de Arroz Selvagem
- 2 colheres de sopa de Azeite de Oliva
- 1 xícara de chá de Damasco Seco
- 1 Filé de Frango médio
- 1 xícara de chá de Cevadinha
- 1 Limão
- 2 colheres de sopa de Manjerona fresca
- 1 Pimenta vermelha (dedo de moça)
- 1 pitada de Sal Marinho
- 2 colheres de sopa de Semente de girassol.

Preparo

Cozinhar o frango com uma pitada de sal e alecrim. Desfiar e reservar. Cozinhar os cereais com uma pitada de sal separadamente e até ficar al dente. Escorrer e reservar. Picar a manjerona, a pimenta sem sementes e reservar. Em um refratário de vidro, misturar todos os ingredientes: cevadinha cozida, arroz integral cozido, o arroz selvagem, o frango desfiado, os temperos (manjerona fresca picada, azeite de oliva, sal, pimenta e o limão). Colocar para gelar e servir com salada de folhas frescas! Obs: Caso não queira colocar o frango, pode substituí-lo por peito de peru light. Neste caso, cortar as fatias em pedaços bem pequenos.

Cuide-se bem e tenha uma ótima semana!

Comente





  • * required